A fatura real da DeepSeek, os anúncios mais caros com menos conversões e usar a IA às escondidas – e264s01

A fatura real da DeepSeek, os anúncios mais caros com menos conversões e usar a IA às escondidas – e264s01

Episódio 264
1:06:04

Neste episódio 264 falamos da fatura real da DeepSeek, os anúncios mais caros com menos conversões e usar a IA às escondidas.

 

Episódio de 6/02/2025

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MIGUEL 

A DeepSeek escondeu facturas no arquivo da casa de banho?

Bem…há umas semanas tivemos o anúncio viral, incrível e megalómano de que o DEEPSEEK conseguiu com um investimento de 6 Milhões o que a OPENAI conseguiu com biliões!

Claro que o mundo caiu…falámos disso na semana passada…e a confiança nas BIG TECH americanas afundou na bolsa.

Mas se a gestão do DEEPSEEK tem alguma coisa de parecido com a gestão da minha empresa…no final do mês quando o contabilista liga a pedir os recibos e as facturas é que se descobrem as verdades e a verdadeira rentabilidade do negócio!

Aparentemente o anuncio de 6M$ tem água no bico e não contaram com todas as facturas que ficaram esquecidas num caixote na casa de banho do data center.

A estimativa de $6 milhões conta principalmente com os custos pré-treino das GPUs, mas… não leva em conta os investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e outros custos essenciais que a empresa acumula.

E o primo do Diogo, o Diogo-san também foi ver as facturas da água e da electricidade e claro…perguntou logo se quem paga essas faturas é o planeta?

Feitas bem as contas…

O relatório destaca que o total de despesas de capital (CapEx) em servidores da DeepSeek atinge a impressionante soma de $1,3 bilhão.

Grande parte deste compromisso financeiro é direcionada para a operação e manutenção de seus extensos clusters de GPUs, que formam a espinha dorsal de seu poder computacional.

Parece que por momento nos esquecemos que a DEEPSEEK é uma start-up…e se há coisa que as start-ups sabem fazer bem é brincar com o excel do orçamento para tudo ficar bem na fotografia!

Também existe alguma discrepância relativamente às placas gráficas utilizadas…

A DeepSeek supostamente tem acesso a aproximadamente 50.000 GPUs Hopper, o que levou a alguns equívocos na indústria.

A SemiAnalysis, uma consultora, esclarece que isso não equivale a possuir 50.000 H100s, como alguns previamente inferiram.

Bem…sem entrar em pormenores técnicos parece que há aqui uma embrulhada e aquele anuncio inicial foi feito pelo DEEPSEEK…se tivessem feito um filtro no chat GPT provavelmente tinha saído de uma forma diferente.

Também andam por aí uns rumores de que a DEEPSEEK foi roubar informações ao modelo o1 da openAI…e que utilizou algumas técnicas para meter o modelo da OPENAI a treinar o DEEPSEEK…e a OPENAI ficou extremamente ofendida…

Mas ladrão que rouba a ladrão…

Olha Fred como estamos só cá os dois:

  •       Está oficialmente aberta a guerra de AI entre estados unidos e china?
  •       Achas que a diferença de continentes faz com que as comparações de números sejam cada vez mais difíceis?
  •       Vamos começar a ver roubos entre modelos de inteligência artificial?

FRED

Tema: Os anúncios digitais custam mais, convertem menos.

Imaginem gastar 13% mais em publicidade online… e ainda assim ver menos conversões. Parece um mau investimento, certo? 

Pois bem, é exatamente isso que está a acontecer no digital em 2025! 
As marcas estão a pagar mais para atrair visitantes, mas a frustração dos utilizadores está a cortar o retorno desse investimento. 

Saiu um novo Report, chamado: Digital Experience Benchmarks Report, da Contentsquare, que analisou 90 mil milhões de sessões e 6 mil websites para identificar as grandes tendências da experiência digital. 

Bom o veredito é que as s marcas estão a investir cada vez mais em tráfego pago para compensar a queda no tráfego orgânico, mas isso está a sair-lhes caro. 

O custo médio de uma visita online subiu 19% nos últimos dois anos, enquanto as taxas de conversão caíram 6,1%.

E curiosamente parece que o problema, não são os anúncios, mas a crescente frustração dos utilizadores.

Quais são então os Grandes Problemas do Digital em 2025

O que está a correr mal? 

 O tráfego pago não converte tão bem, com taxas de conversão de 1,83%, comparado com os 2,66% do tráfego orgânico.
O tráfego orgânico caiu 5,7%.

O aumento no tráfego vindo das redes sociais não trouxe bons resultados: +9,2% de taxas de rejeição, -8,7% de páginas vistas e -10,6% de conversões. Sim, estamos a pagar mais para os utilizadores entrarem e saírem mais rápido.

A frustração digital está a matar conversões – 40% das visitas foram afetadas por problemas como carregamentos lentos e cliques repetidos. A paciência dos consumidores está a esgotar-se: 73% dizem que uma má experiência digital os faz evitar comprar numa marca.

O preço de uma página lenta? 53% dos utilizadores saem sem interagir. 

Pergunta: 

1️⃣ Com o aumento dos custos por clique e a queda nas conversões, será que as marcas deviam repensar completamente a sua dependência do tráfego pago? 

2️⃣  O relatório sugere que o verdadeiro problema não são os anúncios, mas sim a frustração do utilizador. A culpa é dos anúncios ou da experiência digital? 

 

 

MIGUEL

No outro dia vi uma estatística algures de que uma percentagem bastante elevada de pessoas…cerca de 60%…utilizam inteligência artificial no trabalho às escondidas do patrão.

Isto é um contraponto enorme com todas as estatísticas que vemos online que tem existindo dificuldade dos trabalhadores em adoptarem esta tecnologia revolucionária.

Cheguei inclusive a falar com algumas pessoas de empresas em que são os CEOs que andam a correr atrás das pessoas a tentarem ver se elas adoptam inteligência artificial…o que é incrível!

Falei com alguns amigos e deparei-me com a mesma realidade: Maior parte das pessoas já utiliza alguma forma de AI, sendo a mais comum o chat GPT, para os ajudarem nas suas tarefas…

O motivo pelo qual não dizem aos seus directores e patrões é o medo de receberem ainda mais trabalho…ou de começar a parecer que o trabalho é fácil… e acontecer aquilo que aconteceu há uns anos com as primeiras ferramentas incríveis do Microsoft Office que é o patrão dizer:

“Ah isso é só carregar aí num botão e está feito”.

Isto é transvessal a todos os departamentos dentro de uma empresa…

Mas o departamento onde talvez isto se torne mais curioso é o departamento de marketing, que foi um dos primeiros a ser abalado fortemente pelo chat GPT assim que ficou disponível para todos!

Esta semana venho falar-vos de um artigo que li na marketing tech news que refere o estudo da American Marketing Association são realmente os senior executives que empurram a adoção da AI no departamento de marketing.

Geralmente são os mais jovens que trazem a inovação para as empresas…mas neste caso não é isso que acontece?

61% dos executivos séniores dizem utilizar inteligência artificial…

Mas apenas 42% dos trabalhadores em fase inicial dizem utiliza…

Mas há alguns dados estranhos…por exemplo 2/3 dos executivos dizem terem recebido treino formal em AI enquanto apenas cerca de 1/3 dos funcionários dizem ter recebido também treino formal…

Será que o problema é a aposta na formação? Estamos a dizer aos funcionários: Utilizem mas aprendam sozinhos?

Um jargão que surge neste estudo é o “Fosso de confiança” na tecnologia…55% dos séniores confiam nesta tecnologia contra apenas 33% dos juniores.

Os jovens dizem estar preocupados com a autenticidade do trabalho desenvolvido com AI…claro… sentem que não foram eles que fizeram.

Um factor que surge no estudo é a ideia de que os séniores, como já passaram por várias revoluções tecnológicas como o Microsoft office, a internet, motores de busca, apps, redes sociais,  cloud computing, etc, já encaram com mais optimismo estas mudanças radicais e conseguem perceber melhor o impacto que a tecnologia vai ter no futuro.

Menor do que os grandes entusiastas acreditam…mas maior do que os céticos acreditam…

Agora uma coisa interessante… 65% dos executivos sénior procuraram formação em inteligência artificial FORA da empresa onde trabalham…ninguém quer ser apanhado na curva.

Claro que 27% dos mais novos, que só se sabem queixar, dizem que querem muito ter treino em AI mas ninguém lhes oferece o treino…

Parece que os 14$ de um curso no UDEMY é demasiado…

E vejam lá coitados 41% dos jovens dizem que foram “forçados” a assumir por conta própria a aprendizagem do que a AI pode fazer…tiveram de aprender sozinhos em casa com o YOUTUBE, GOOGLE, o PRÓPRIO CHAT-GPT, milhares de influenciadores…que desgraçados!!!!

Mas pronto…

Se és um jovem e neste momento estás a ser forçado a aprender inteligência artificial sozinho e desamparado deixo aqui 3 formas de aprenderes segundo o chat GPT:

  1.     Cursos online gratuitos e pagos no Coursera, edX, Udacity, Udemy, etc;
  2.     Livros e textos académicos…sim existem é só procurar por exemplo no WOOK
  3.     Conteúdo gerado por utilizadores no Youtube, Comunidades e Redes Sociais;

 

Perguntas que tenho para ti fred:

  •       Será que tem de haver um confessionário para as pessoas irem dizer anonimamente o que fizeram com a AI?
  •       Como podemos fazer com que os mais jovens deixem de ter medo de AI?
  •       Como podemos impulsionar a AI nas empr   episeesas?
  •       Desafio-te a não utilizares a palavra “Formação” nas tuas respostas.

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

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