A corrida da IA já não é só americana – e412s01

Episódio 412
22:44

Neste episódio o Fred traz os vários modelos de IA que estão a entrar no mercado vindos da China e não só. 

 

Episódio de 25/09/2026

 

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

 

[FRED]

Li este fim de semana um artigo do New York Times com um título provocador: a Inteligência Artificial chinesa está a dar um “grande salto em frente”, enquanto a economia do país atravessa dificuldades bastante mais profundas.

O contraste é interessante.

 

A China enfrenta problemas sérios no consumo, no imobiliário e no emprego jovem — a taxa de desemprego entre os 16 e os 24 anos, excluindo estudantes, chegou aos 18,9% em agosto. Ao mesmo tempo, Pequim continua a apostar fortemente em tecnologia e prepara, segundo a Bloomberg, um plano de cerca de 295 mil milhões de dólares para data centers nos próximos cinco anos.

Há economistas chineses citados pelo New York Times que questionam precisamente esta escolha: quanto capital deve um país colocar em IA quando poderia estar a estimular consumo, emprego e rendimento das famílias?

 

Mas o artigo fez-me pensar noutra coisa.

Será que nós, no Ocidente, ainda estamos a perceber mal o que está a acontecer com a IA chinesa?

 

Porque se hoje tivesse de escrever no quadro três nomes chineses que um profissional de marketing ou um gestor devia conhecer, escreveria: DeepSeek, Qwen e Kimi.

Do lado ocidental, as três grandes referências de ecossistema continuam a ser OpenAI, Anthropic e Google, hoje com modelos de fronteira como GPT-6 Astra, Claude Fable 5.1 e Gemini 3.8 Flash.

E convém perceber uma coisa: a corrida já não é apenas para construir “o modelo mais inteligente do mundo”.

 

Passámos de modelos que essencialmente completavam texto para sistemas que raciocinam, veem imagens, chamam ferramentas, programam, pesquisam e conseguem executar tarefas durante horas.

Agora há outra competição: quanta inteligência consigo entregar por euro gasto?

E é aqui que a China se tornou particularmente interessante.

As empresas chinesas têm sido obrigadas a competir com restrições de acesso a determinados chips e com muito menos capital do que algumas rivais americanas. Uma das consequências tem sido uma obsessão maior com eficiência, custo e abertura. A Reuters descreveu recentemente esta dinâmica como uma espécie de economia brutal: modelos chineses muito próximos da fronteira, mas obrigados a fazer mais com menos.

Veja-se o DeepSeek V4.1 Flash. Em horário de pico, custa cerca de 30 cêntimos por milhão de tokens de entrada e 1,20 dólares de saída. Fora das horas de pico, metade.

O Qwen3.8-Max, da Alibaba, está nos 1,65 dólares de entrada e 4,95 de saída. E a família Qwen já não é apenas um chatbot chinês: a Alibaba afirma que os seus modelos ultrapassaram 3 mil milhões de downloads e deram origem a mais de 300 mil modelos derivados.

Podia falar do. Kimi K3, da Moonshot: entre outros.

 

Agora comparemos, com um cuidado importante: preço não significa qualidade equivalente.

O GPT-6 Astra custa 10 dólares de entrada e 50 de saída por milhão de tokens. O Claude Fable 5.1, também 10 e 50. O Gemini 3.8 Flash está temporariamente nos 75 cêntimos e 3,75 dólares.

É aqui que, para mim, está o sumo para quem trabalha em marketing e gestão.

A China não está apenas a tentar construir modelos grandes. 

Está a pressionar o mercado em três frentes: eficiência, preço e modelos de pesos abertos.

É quase como se os Estados Unidos estivessem concentrados em construir o melhor carro de Fórmula 1 e algumas empresas chinesas perguntassem:

 

“Muito bonito. Agora, quanto custa cada volta — e posso levar o motor para casa?”

E há uma consequência para marketing que me parece ainda mais importante.

Se a inteligência ficar suficientemente barata, produzir deixa de ser a vantagem competitiva.

Gerar 100 anúncios, analisar 50 mil comentários, criar versões de emails ou adaptar conteúdos a dezenas de segmentos pode tornar-se banal e barato. 

 

Se todos conseguirem produzir mais, mais depressa e por menos dinheiro, o diferencial volta a deslocar-se para coisas bastante menos automatizáveis: produto, marca, distribuição, conhecimento do cliente e uma boa ideia.

E a Alibaba acrescenta outra peça a esta história. O Qwen já está integrado no Taobao e Tmall, com acesso a mais de 4 mil milhões de produtos. O utilizador pode conversar, comparar produtos, fazer uma encomenda e acompanhar a entrega dentro da mesma experiência. A IA deixa de ser apenas a ferramenta que ajuda o marketer a criar uma campanha. Começa a ser também a interface que decide quais marcas chegam à shortlist do consumidor.

 

É uma mudança subtil, mas enorme.

Durante anos, o marketing digital tentou levar pessoas até aos produtos.

Agora podemos estar a entrar numa fase em que será necessário garantir que os produtos também são compreendidos, considerados e escolhidos pelos agentes que trabalham em nome dessas pessoas.

Há limitações, naturalmente. Questões de segurança, privacidade, soberania, legislação e controlo de dados são particularmente relevantes para empresas europeias. E modelos mais baratos ou abertos não são automaticamente modelos melhores.

Mas começa a ser difícil continuar a falar da China apenas como perseguidora.

Talvez a contribuição mais interessante da IA chinesa nem seja provar que consegue construir o modelo número um.

 

E, para nós no marketing:

Pergunta 1: o que acontece quando essa inteligência fica tão barata que toda a gente consegue produzir praticamente tudo?

 

Pergunta 2: Se os modelos chineses continuarem a apostar em modelos abertos ou preços agressivos, será mais importante ter o melhor modelo do mundo — ou conseguir que milhares de empresas e programadores construam em cima dele?

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer de marketing digital para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

03:00
Temas
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas