A Amazon no mercado de beleza, o Google Ads fica data-driven por default e os gastos na educação

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A Amazon no mercado de beleza, o Google Ads fica data-driven por default e os gastos na educação

Esta semana falamos sobre a Amazon que entra no mercado de beleza, o Google Ads passa a ter conversões data-driven por default e falamos sobre os gastos na educação.

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[TEMAS DA SEMANA]

MIGUEL

AMAZON VAI CRIAR UM MEGA EVENTO MUNDIAL EM OUTUBRO…QUE NOS VAI DEIXAR A TODOS MAIS LINDOS!!

 

https://www.clickthrough-marketing.com/blog/international-marketing-news-amazon-to-host-beauty-product-event

 

https://amazon.com/lux/exclusive-access 

 

DIOGO

o Google Ads anunciou que irá passar o seu modelo de atribuição default para um modelo Data Driven, substituindo o modelo atual de Last-Click

 

O que é um modelo de atribuição:
Um modelo de atribuição é a regra ou conjunto de regras que determina o crédito ou o valor de vendas e conversões que é atribuído a cada canal até à conversão (quando há múltiplos canais).

Ou seja, um utilizador entra no vosso site pelo Facebook, passado uns dias, clica num link do vosso vídeo do Youtube e passado uns dias clica num anúncio da pesquisa do Google. A atribuição da conversão é partilhada por todos estes canais.

 

O Google Ads anuncia que este modelo de atribuição agora fica sem um mínimo de conversões necessário para a sua utilização e que poderá incluir agora também conversões de aplicações ou conversões offline. 

 

De relembrar que este modelo data-drive é uma black box. Ou seja, ninguém sabe o que o sistema da Google considera em termos de peso de atribuição. 

 

Por exemplo, no percurso anterior, FB, Youtube e anúncio Google Search. Se tivéssemos uma atribuição Last-click o anúncio da Google tinha toda a atribuição da conversão. Se tivéssemos um modelo Linear, o peso de uma conversão seria distribuído de igual forma pelos 3 canais. Mas em Data-driven, não sabemos qual o peso que a Google atribui aos canais . 

 

O que acham deste move da Google? 

 

“Data-driven attribution in Google Ads takes multiple signals into account, including the ad format and the time between an ad interaction and the conversion.”

 

https://blog.google/products/ads-commerce/data-driven-attribution-new-default/ 

 

FRED

 

Tema: Os gastos na educação em Portugal e OCDE
Contexto: Foi publicado recentemente o relatório Education at Glance 2021, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com dados estatísticos de 37 países, destaca os problemas provocados pela COVID-19 na educação, nomeadamente a «falta de igualdade de oportunidades no acesso, participação e progressão na educação».

 

[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal] 

 

[‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO – Ferramentas de marketing Digital da Semana] 

Leads gorilla – Miguel

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

03:05
A Amazon no mercado de beleza
13:15
Google Ads fica data-driven por default
31:26
Os gastos na educação
44:16
Rapidinhas

Neste episódio

Esta semana falamos sobre o Burger King que oferece NFTs, o impacto do novo iOS15 da Apple para os marketers e por último, como está o Instagram afetar os adolescentes.

[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
AMAZON VAI CRIAR UM MEGA EVENTO MUNDIAL EM OUTUBRO...QUE NOS VAI DEIXAR A TODOS MAIS LINDOS!! https://www.clickthrough-marketing.com/blog/international-marketing-news-amazon-to-host-beauty-product-event https://amazon.com/lux/exclusive-access  DIOGO o Google Ads anunciou que irá passar o seu modelo de atribuição default para um modelo Data Driven, substituindo o modelo atual de Last-Click O que é um modelo de atribuição: Um modelo de atribuição é a regra ou conjunto de regras que determina o crédito ou o valor de vendas e conversões que é atribuído a cada canal até à conversão (quando há múltiplos canais). Ou seja, um utilizador entra no vosso site pelo Facebook, passado uns dias, clica num link do vosso vídeo do Youtube e passado uns dias clica num anúncio da pesquisa do Google. A atribuição da conversão é partilhada por todos estes canais. O Google Ads anuncia que este modelo de atribuição agora fica sem um mínimo de conversões necessário para a sua utilização e que poderá incluir agora também conversões de aplicações ou conversões offline.  De relembrar que este modelo data-drive é uma black box. Ou seja, ninguém sabe o que o sistema da Google considera em termos de peso de atribuição.  Por exemplo, no percurso anterior, FB, Youtube e anúncio Google Search. Se tivéssemos uma atribuição Last-click o anúncio da Google tinha toda a atribuição da conversão. Se tivéssemos um modelo Linear, o peso de uma conversão seria distribuído de igual forma pelos 3 canais. Mas em Data-driven, não sabemos qual o peso que a Google atribui aos canais .  O que acham deste move da Google?  “Data-driven attribution in Google Ads takes multiple signals into account, including the ad format and the time between an ad interaction and the conversion.” https://blog.google/products/ads-commerce/data-driven-attribution-new-default/  FRED Tema: Os gastos na educação em Portugal e OCDE Contexto: Foi publicado recentemente o relatório Education at Glance 2021, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com dados estatísticos de 37 países, destaca os problemas provocados pela COVID-19 na educação, nomeadamente a «falta de igualdade de oportunidades no acesso, participação e progressão na educação». [RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal]  A PIPL ou Personal Information Protection Law, é o RGPD da China e já está online. A NSA, agência de segurança nacional dos EUA, aconselha o uso de Adblockers. Os super follows do Twitter geraram apenas 6000 USD nas primeiras duas semanas Está a criar o seu próprio fundo de US $ 25 milhões para o programa Creator Accelerator O Facebook afirma ter investido US $ 13 mil milhões em segurança e proteção nos últimos cinco anos O Facebook lançou um novo update aos anúncios de chat, que permitem click to chat no Whatsapp desde o Instagram e muito mais O Firefox está a testar o Bing como default para 1% de todos os seus utilizadores O Facebook lança o seu portable smart display o Portal GO [‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO - Ferramentas de marketing Digital da Semana]  Leads gorilla
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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

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Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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